Os Benefícios da União com Cristo
- PCD

- 3 de set.
- 4 min de leitura

Agradeçamos a Deus o Pai, e ao nosso Senhor Jesus Cristo! Pois em nossa união com Cristo ele nos abençoou nos dando todas as bênçãos espirituais no mundo celestial (Efésios 1:3, GNB).
É bastante provável que você esteja sendo abençoado em sua nova vida, mas talvez você não saiba que 100% das suas bênçãos são resultado de sua união com Jesus. Vamos considerar algumas destas bênçãos, começando com a salvação.
1. Salvação
Qual é a base da sua salvação? É sua união com Cristo. Você não é salvo por ter repetido as palavras mágicas de uma oração de arrependimento. Você foi salvo por ter sido unido a Cristo e devido ao fato que a vida salvadora de Jesus é agora a sua vida. Paulo escreveu que ele suportou todas as coisas a fim de que outras pessoas pudessem “obter a salvação que está em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:10).
Deixamos as pessoas confusas quando apresentamos a salvação como um ingresso de entrada no céu. Não é que isto está errado, mas sim que está terrivelmente incompleto. Salvação não tem a ver com ser colocado em um barca salva-vidas, mas sim em ser inserido em Jesus (Efésios 1:13). Além disso, pessoas em um barco salva-vidas não estão verdadeiramente salvas. Elas ainda precisam ser resgatadas. É por esse motivo que cristãos com mentalidade de barco salva-vidas sentem ansiedade e medo. Chacoalhando no oceano de sua insegurança, elas não têm garantia de que estão de fato salvas. E pior ainda, elas temem o Dia do Julgamento mais que um pecador qualquer. Mas não é isso que acontece com quem sabe que está em Cristo. Essas pessoas estão tão seguras quanto o próprio Jesus. Não temos medo de condenação, pois não há condenação para quem está em Cristo Jesus (Romanos 8:1).
2. Santidade
Como ousamos dizer que somos santos? Simplesmente pelo fato que Jesus é santo e nós estamos nele. Paulo se referiu ao grupo de cristãos com o pior tipo de comportamentos na Bíblia, dizendo que eles estavam “santificados em Cristo Jesus” (1 Coríntios 1:2). E você também. Quando foi que isso aconteceu? Não foi quando você participou daquele retiro de santificação. Aconteceu quando você foi imerso no Santo pelo Espírito Santo. Alguns cristãos se comportam como se fossem mais santos que as demais pessoas, como se existisse níveis de santidade; mas existe somente um nível e é o nível de Jesus. Jesus é sua santidade. Você não tem que se esforçar para se tornar santo, pois você já está incluído nos santos em Cristo Jesus.
3. Justiça (Reconciliação)
Cristo não conheceu pecado, mas em nosso benefício Deus fez com que ele participasse de nosso pecado para que, em nossa união com ele, pudéssemos participar da justiça de Deus (2 Coríntios 5:21).
Como podemos ter a presunção de afirmar que somos justos? Porque a videira é justa e ele reparte sua justiça com seus ramos. Por que ele não faria isso? Já que estamos inextricavelmente unidos não faz sentido falarmos de um tipo de justiça da videira e outro tipo dos ramos. Somos tão justos quanto ele é.
Estas revelações do Novo Testamento ultrapassam os mais ousados sonhos dos profetas do Velho Testamento. Profetas como Isaías e Jeremias falaram do Justo e previram um Ramo justo (Isaias 24:16 e Jeremias 23:5, 33:15). Eles não imaginavam que o Ramo se tornaria uma videira, reproduzindo em si mesma milhões e milhões de pequenos ramos igualmente justos. Eles viram o Cristo que viria, mas não viram os cristãos que agora carregam em a vida e a natureza de Jesus e que foram feitos a própria justiça de Deus em Cristo Jesus.
As bênçãos da nossa união com Cristo são muitas e eu poderia continuar falando delas por muito tempo. E, de fato, o farei. Assim como Paulo, minha oração é que você tenha a ter “uma compreensão mais profunda de todas as bênçãos que temos em nossa vida em união com Cristo (Filemon 1:6).
4. Liberdade
Como é que podemos viver livres das exigências da lei? Os cristãos gentios que receberam essa revelação escandalizaram os judeus do primeiro século. “Quem são esses novatos que ousam reivindicar todas as bênçãos da lei enquanto ignoram todas as suas maldições?” Somos os ramos felizes de uma videira que cumpriu a lei em nosso benefício. Não é tão complicado assim. Assim como a videira é abençoada, os ramos também são. Como poderia ser diferente?
5. Autoridade
E nossa autoridade? Com que base podemos afirmar que somos cabeça e não cauda? Que direito temos de falar às tempestades, expulsar demônios e curar enfermos? Simplesmente pelo fato de estarmos unidos Àquele que detém toda a autoridade nos céus e na terra. Nossos corpos podem estar aqui na superfície do planeta, mas nós estamos assentados juntamente com Cristo nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2:6).
Lemos que Jesus aguarda assentado que seus inimigos sejam colocados debaixo de seus pés (1 Coríntios 15:25). Também lemos que o Deus da paz logo esmagará Satanás debaixo de nossos pés (Romanos 16:20). Então, debaixo dos pés de quem o inimigo será esmagado? Dos pés de Jesus E dos nossos pés. Como estamos unidos com Aquele que derrotou o inimigo, já somos vitoriosos em Cristo Jesus. Nossa parte é calcar os pés.
6. E muito mais...
A lista de bênçãos é longa. Em nossa união com ele temos perdão. Somos perfeitos nele. Fomos reconciliados com Deus em nossa união com Jesus. Paz, alegria, provisão e tudo o mais, nos são dados por meio de nossa união com Cristo.
Pois em união com Cristo vocês foram enriquecidos em todas as coisas (1 Coríntios 1:5).
Você consegue ver tudo isso? Você é poderosamente abençoado devido à sua união com Cristo. Suas necessidades não são supridas por meio de oração, jejum ou estudo bíblico. Tampouco são supridas pelo fato de você “semear” nesse ministério ou participar daquele curso na igreja. Seja o que for que você precisar, seu suprimento abundante é encontrado em Cristo Jesus.
E meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4:19).









Comentários