O Fim do Coração Perverso, por Ralph Harris

(Se você tem estado se questionando sobre como é o coração de um cristão, esse texto é para você.)

Alguns anos atrás, conversando com amigos do ministério, estávamos falando sobre nossas lutas com desejos pecaminosos, especialmente na área da sexualidade. Alguns de nós tínhamos um histórico de luta com lascívia e de comportamento que sabíamos não estavam de acordo com nossa vida em Cristo. Em certo momento da conversa um dos rapazes disse algo que nos deixou preocupados: “Deus diz que o coração é perverso, então não posso confiar em mim mesmo".

Então, para entendermos melhor, procuramos o versículo que ele estava se referindo (Jeremias 17:9 NVI), e lá estava, a prova de que somos totalmente podres em nosso interior: " O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Então dissemos: “Que ótimo! Mais enganoso que qualquer outra coisa?” Imaginávamos que muitas outras coisas poderiam ser mais enganosas que nosso coração, mas não era isso que o texto estava dizendo.

Outra versão traduz o texto original em hebraico desta maneira: “O coração é a coisa mais enganosa que existe, e é desesperadamente maldoso. Ninguém é capaz de realmente saber o quão maldoso ele é!” (TLB). E outra versão joga a pá de cal: “O coração é enganoso acima de todas as coisas e não é possível curá-lo. Quem poderá entendê-lo?” (NVI). Ficamos atônitos: “Não há cura para o coração... então não há esperança para nós?”

No entanto, me parecia que algo nessa conversa não estava certo, ou pelo não estava completa. A ideia de ter um coração corrompido não fazia sentido para mim, depois de começar a entender o novo nascimento, especialmente em relação à minha união com Deus. O que eu estava aprendendo na minha caminhada com Cristo era que minha união com ele fazia toda a diferença em mim.

O fato é que por meio do novo nascimento, nosso segundo nascimento em Cristo, o velho, corrompido e enganoso coração tinha sido removido, e um novo coração havia sido colocado em seu lugar. E esse novo coração é agora a morada de Deus! Esse é o nosso novo coração!

Antes da morte e ressurreição de Jesus não havia como curar o coração. Antes da inauguração da Nova Aliança em Cristo, o próprio Jesus disse: “O que sai do homem, isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez (Marcos 7:20-22).

Mas Deus sempre teve a intenção de fazer algo perfeitamente transformador com o coração. Pelo Espírito Santo, o profeta Ezequiel escreveu sobre o plano de Deus: "Eu lhe darei um novo coração e colocarei um novo espírito em você; Vou tirar de você seu coração de pedra e lhe dar um coração de carne. E colocarei meu Espírito em você e o moverei para seguir meus decretos e ter cuidado para manter minhas leis" (Ezequiel 36:26-27). Esse é o evangelho! Esse é o GRANDE PLANO - Deus nasce dentro de nós! Ele nos deu um novo coração que agora pode contê-lo. Nós tínhamos um problema com nosso velho coração – Deus não habitava naquele coração; mas aquele problema não existe mais, pois agora temos um novo coração perfeito para que Deus e nós possamos viver dentro dele!

O novo coração é onde Deus vive em união comigo. Desta forma, você e eu, os novos filhos de Deus, nos encontramos com Ele e estamos sob Sua influência e liderança, produzindo o fruto do Espírito através de nós! Uau! Esta é a vida cristã. É isso mesmo! Deus vivendo dentro de nós em união conosco!

O apóstolo Paulo escreveu sobre o que havia acontecido com o novo coração dos cristãos de Corinto: “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4:6). Antes da Nova Aliança em Cristo, a "escuridão" era a condição de nossos corações. Mas o próprio Deus acendeu a luz porque Ele entrou em nossos corações, tendo feito deles um lugar perfeito para morar conosco. Com você e comigo.

Este é o novo coração, que recebemos em Cristo. Fantástico, não é?

0 visualização
  • Preto Ícone YouTube

Copyright 2013 - 2020 © Todos os direitos reservados - Paz com Deus.